sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sistemas monoposto, multiposto e redes de computadores


Quanto ao número de utilizadores e tarefas, os sistemas informáticos podem classificar-se em:

  • Sistemas monoposto
  • Sistemas multiposto
  • Redes de computadores

Sistema monoposto

Monoposto – monotarefa

Monopoto – multitarefa

Sistema multiutilizador

Sistema multiposto

Redes de computadores

Um sistema informático diz-se monoutilizador ou monoposto, se consiste apenas num posto de trabalho, ou, por outras palavras, não permite mais do que um utilizador ao mesmo tempo – como é o caso da maioria dos computadores pessoais.

Um sistema multiposto ou multiutilizador, em contrapartida, é todo aquele que consiste em vários postos de trabalho, portanto, permite vários utilizadores em simultâneo.

Se um sistema monoposto permite trabalhar apenas com um programa de cada vez ou realizar apenas uma tarefa em cada momento, diz-se que é monoprograma ou monotarefa.

Se um sistema tem capacidade para trabalhar com vários programas ou realizar várias tarefas ao mesmo tempo, diz-se multiprograma ou multitarefa.

Os sistemas multitutilizador podem ser de dois tipos principais:

  • Sistema multiposto;
  • Rede de computadores.

Um sistema multiposto caracteriza-se por se basear num computador central, ao qual se liga um conjunto variável de terminais. A característica mais típica é que o processamento de todo o sistema está centralizado no processador ou CPU do computador central.

Os postos de trabalho de um sistema multiposto não são considerados computadores, mas terminais, o que quer dizer que se trata de periféricos (teclado e monitor), portanto dispositivos de input/output, sem autonomia em termos de processamento; os terminais estão totalmente dependentes do computador central (CPU, memórias, etc.) para realizarem as operações que lhe são solicitadas.

Uma rede de computadores é um sistema informático em que vários computadores (e, eventualmente outros dispositivos) se interligam, formando uma rede, para troca de informação e partilha de recursos (discos, programas, impressoras, etc.).

Uma rede de computadores distingue-se de um sistema multiposto num aspecto fundamental: enquanto num sistema multiposto os postos de trabalho estão totalmente dependentes de um computador central, numa rede de computadores cada posto de trabalho é um computador e, como tal, tem a sua própria unidade de processamento, memórias, eventualmente disco e outros recursos.

Há algumas razões para que se possa fazer uma certa confusão entre sistemas multiposto e redes de computadores, nomeadamente:

  • Em muitas redes de computadores existe um computador que desempenha funções especiais (um pouco como se fosse um computador central, num sistema multiposto), ao qual os outros se ligam para poderem funcionar em rede; um computador com essas funções é designado por server ou servidor; porém, esse computador não possui o monopólio do processamento do sistema, pois os outros computadores da rede têm os seus processadores próprios e utilizam-nos, mesmo quando estão a trabalhar em rede;
  • Existem sistemas informáticos que combinam ao mesmo tempo um sistema de terminais (multiposto) com computadores em rede; nestes casos, costuma considerar-se que se trata de uma rede em que está interligado um ou mais sistemas multiposto.

Ultimamente, os sistemas informáticos multiutilizador mais evoluídos são os chamados sistemas distribuídos.

Um sistema distribuído é uma rede de computadores gerida pró software de sistema apropriado, em que o processamento da informação se faz de forma repartida, em vários processadores localizados em diferentes computadores.


4 comentários:

  1. Rede de computadores.
    Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc. A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

    ResponderEliminar
  2. Sistema multiposto - sistema que permite que vários utilizadores trabalhem em simultâneo
    Sistema monoposto - sistema que apenas pode ser utilizado por um utilizador de cada vez

    ResponderEliminar
  3. Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc. A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

    ResponderEliminar
  4. São um tipo de sistemas multiutilizador que permitem ter vários terminais ligados a um computador central, onde está centralizado todo o processamento do sistema.

    ResponderEliminar