segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Principais áreas da Informática

A Informática é uma área muito ampla que diz respeito à concepção, criação e utilização de meios informáticos. Os sistemas informáticos são constituídos por duas componentes fundamentais: hardware e software.

O hardware refere-se aos dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos) que constituem um sistema informático (computadores e outros dispositivos relacionados).

O software tem a ver com os programas de computador, ou seja, conjuntos mais ou menos complexos de instruções que são capazes de fazer funcionar o hardware, sob uma intervenção mais ou menos activa (ou interactiva) do utilizador.

O software por sua vez, subdivide-se em duas categorias fundamentais:

  • Software de sistema – essencialmente o sistema operativo, que consiste numa primeira camada de software ou conjunto de instruções que transformam o hardware ou a máquina num sistema com o qual o utilizador pode efectuar determinadas tarefas ou fazer funcionar os programas;
  • Software de aplicação – que engloba todo o tipo de programas de computador com que o utilizador pode realizar determinadas tarefas específicas ou genéricas, como: processar documentos, efectuar cálculos, criar ou consultar bases de dados, elaborar e manipular desenhos ou imagens, etc.

Por conseguinte, a informática reparte-se por áreas bastante diferentes; podemos apontar as seguintes como principais:

  • Concepção e implementação dos componentes de hardware;
  • Concepção e desenvolvimento do software ou programas necessários e adequados ao funcionamento do hardware para determinados fins;
  • Operação ou utilização dos sistemas informáticos (hardware + software) para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação, com fins diversificados (elaboração de documentos, manipulação da informação de bases de dados, desenho assistido por computador, etc.).

Em correspondência com as áreas acabadas de referir, temos as seguintes principais áreas profissionais ligadas à informática:

  • Engenharia do hardware;
  • Engenharia de software ou programação;
  • Montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos;
  • Utilização dos sistemas informáticos para fins pessoais, profissionais, etc.

1 comentário:

  1. A informática abrange várias áreas do saber Humano. No entanto, a
    informática pode-se dividir em três grandes áreas:
    1. Controlo: CAD-CAM, robótica, CIM, CPC, STAD;
    2. Comunicação: Telecomunicações, telemática;
    3. Computador: Informática, burótica;

    ResponderEliminar